Arpoador tem curadoria de Sudbrack

Fachada original - Francisco Bhering

renato_wrobel -8

Às vésperas do verão aterrissar oficialmente no Rio de Janeiro, reabre as portas o Arpoador. A partir de novembro, o hotel inaugurado em 1974, passa a contar novas histórias, com um sotaque mais carioca do que nunca. Somam-se ao posto diante do mais concorrido pôr do sol do Rio de Janeiro, uma fachada com amplas janelas, garantindo simultaneamente privacidade e transparência aos hóspedes e visitantes, um pátio unindo os lados do edifício, um clima praiano sofisticado, expresso em design modernista exclusivo e materiais naturais, como madeira, palha e linhos, tudo assinado pelo arquiteto Thiago Bernardes, e, anote aí, uma gastronomia autêntica e descontraída. No que tange a cozinha, por trás do conceito inovador, há um grande nome – o de Roberta Sudbrack. A premiada chef gaúcha que escolheu o Rio para viver e empreender é uma das responsáveis por inserir a gastronomia da cidade no radar do mundo, e que como poucos cozinheiros expressa tão bem a alma brasileira à mesa.

IMG_5532.JPG

Uma maneira diferente de enxergar e interagir com uma cozinha de assinatura reconhecida, mas que se revelará totalmente diferente, muito mais acessível, palpável e cada vez mais desejada: “O Arpoador sempre foi um lugar de vanguarda e de movimentos e tendências que marcaram o Rio , ao mesmo tempo tem essa atmosfera de balneário que concentra todo esse charme e despojamento do carioca. Então quando o Daniel e Marcelo Gorin me convidaram para integrar esse time de excelência não pensei duas vezes. Sempre adorei o hotel e tinha esse desejo escondido de algum dia fazer algo bacana ali. O projeto combina e converge com o meu momento tanto de vida, quanto do que quero para a cozinha daqui para frente: mais liberdade! Quero fazer um bar dentro da praia e na beira da cidade. Um pouco balneário, um pouco metrópole.“ adianta ela.

ARPEX IMG 02.jpg

Roberta é a curadora e responsável por toda a comida que será servida no Hotel. Nesse aspecto, seu delicioso desafio implica em uma autoria completa: a construção de uma equipe, a definição de menus para os diversos momentos do dia (do café da manhã ao jantar, passando pela praia e pela piscina, pelo bar e pelo serviço de quarto) e a criação de uma gastronomia tão fresca e autêntica quanto o próprio Rio de Janeiro. “Estou adorando essa ideia da Roberta Sudbrack na praia, o convite do Arpoador faz meu Rio correr para o mar. Quero me expressar aqui com mais liberdade, mas em conexão com a qualidade, a excelência e o cuidado com os ingredientes que sempre foram a essência do meu trabalho. A curadoria me permite expandir e realizar coisas que sempre acreditei, sob novos formatos”, comemora Sudbrack.

263.jpg

Fã das carioquices que o projeto prioriza – entre elas o serviço amigável e informal e as culturas urbana e praieira –, a cozinheira autodidata sempre costuma dizer que a natureza a guia. E, neste ponto, espontaneamente, expressa uma vez mais o diálogo que o interior do hotel desenvolve com a exuberância colorida do Rio e seu cliente. Empolgada e misteriosa, por ora, a única coisa que Roberta adianta é que o mar será o centro de criações que revelarão frescor, leveza e simplicidade.

Sobre o Grupo Arpoador

Fundado há 43 anos por Rachel e Manoel Strosberg, o Grupo Arpoador nasceu com a abertura do hotel Arpoador (anteriormente chamado de Arpoador Inn). Dois anos mais tarde, em 1976, foi a vez do Ipanema Inn, localizado na Rua Maria Quitéria, coração do bairro de Ipanema. Sob o comando da terceira geração da família Strosberg, os hotéis vêm ganhando prestígio por oferecerem um serviço exclusivo de qualidade e conforto. O Ipanema Inn passou em 2015 por uma grande reforma, com projeto da arquiteta Bel Lobo. No Arpoador, a revitalização acontece até o final do ano de 2017.

Leave a comment